domingo, 2 de setembro de 2012

A Superação de Charles Laveso


Charles Michael Laveso, nasceu na cidade de São Caetano do Sul - SP em 1978, passou a infância e adolescência na cidade de Campinas. Nasceu sem parte do antebraço e mão direita, mas isso foi recompensado com o dom da arte de desenhar.


“Me lembro que desde pequeno sempre gostei muito desenhar, na infância, eram desenhos de personagens, quadrinhos, enfim. Mas no início do ano de 1993, me lembro como hoje quando vi pela primeira vez um artista em uma Feira de Artes de Campinas fazendo um desenho realista através de uma fotografia. Pra mim foi uma descoberta indescritível, fiquei horas ao seu lado observando como cada traço era feito, os materiais que eram usados, para que depois ao chegar em minha casa eu pudesse desenhar também do mesmo modo. Todos os Sábados eu me dirigia àquela Feira de Artes no centro de Campinas a fim de observar um pouco mais como aquele homem desenhava, mas só depois de um mês que eu tive coragem de falar com ele e mostrar os trabalhos que eu vinha fazendo após ter conhecido seu trabalho. Ele me deu algumas dicas e o resto foi comigo, desenhava todos os dias, muitas vezes atravessava noites desenhando sem me cansar, logo começaram a aparecer os primeiros desenhos mais expressivos e também os elogios que me incentivavam a desenhar mais e mais”.

Em 1994 ficou um pouco desligado do desenho, pois trabalhava em uma empresa e estudava a noite, fato que consumia quase todo seu tempo.
Em 1996 ao ficar desempregado resolveu iniciar a carreira profissional como desenhista de retratos à lápis.

“O começo foi muito difícil, pois desenhava nas principais avenidas e ruas de Campinas, sentado em um banquinho com uma prancheta no colo, colocava ao meu lado alguns retratos feitos à lápis, assim foi por muito tempo”.

Em 2002 foi premiado com a medalha de ouro no Salão de Artes do IASP ( Instituto Adventista de São Paulo) na categoria desenho, também no mesmo ano pela primeira vez os trabalho de Charles Laveso se tornaram notícia de um jornal na região de Sumaré, interior de São Paulo, cidade onde ficava desenhando na porta de uma pizzaria no centro da cidade. No ano de 2003 começou a dar aulas de desenhos em sua casa na cidade de Campinas, ainda no mesmo ano iniciou aulas na Casa da Arte em Campinas.
No ano de 2004 se mudou para a cidade de Brodowski interior de São Paulo, região de Ribeirão Preto, onde mora até o dia de hoje.
Charles criou no centro de Ribeirão Preto uma escola de Desenhos Realistas onde ensina suas técnicas.

Alguns desenhos de Charles Laveso:








Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário